GL | 30 melhores álbuns de 2019

Gêra Lobo
9 min readDec 27, 2019

--

Pra finalizar o ano de 2019, preparei uma lista com os meus 30 álbuns preferidos deste ano que está se passando. Foi uma lista de altíssima dificuldade de rankear pela qualidade e debate mental que tive aqui, mas acabei chegando a um consenso. Do 30º ao 1º. Bora!

30) OK, I’M SICK — Badflower

Admito que estava num hype altíssimo com esses caras escutando o material antes do álbum sair, mas fiquei decepcionado pela falta de criatividade e profundidade no disco. Anyway, “Ghost” é um espetáculo.

Top 3:
1) Ghost
2) Die
3) x ANA x

29) Part 1 Everything Not Saved Will Be Lost — Foals

A primeira parte desse álbum do Foals foi ok. Boa vibe, alguns riffs legais, mas nada altamente especial. Mesmo assim, gostei do disco. Merece destaque, mesmo na 29ª.

Top 3:
1) On The Luna
2) Syrups
3) Exits

28) Hypersonic Missiles — Sam Fender

O novo “queridinho” do indie/alternativo britânico veio bem pro primeiro álbum, por mais que tenha visto alguma timidez em algumas músicas. Álbum interessante e ele tem ótimo potencial.

Top 3:
1) Play God
2) That Sound
3) Will We Talk?

27) The Lightning Echo — Dark Stares

Melhor que o disco de estreia. Isso que eu tenho a dizer ao Dark Stares, uma banda que chamou minha atenção demais, mas já acho eles acomodados em alguns sentidos. Disco legal em alguns pontos.

Top 3:
1) You Know Me
2) Mr. Midnight
3) Dance

26) Black Album — Weezer

Weezer é sempre divertido de escutar e aqui não foi diferente. Tracks bem dançantes, indie e do jeito que o Weezer sabe fazer. Bem legal o disco, admito. Living In L.A. = masterpiece.

Top 3:
1) Living In L.A.
2) Zombie Bastards
3) Can’t Knock The Hustle

25) Adeus, Aurora — Supercombo

Supercombo é a melhor banda do país há tempos e esse disco confirma. Criativo e gostoso de escutar, com alguns experimentos legais. Rock brasileiro tá vivo DEMAIS, irmão.

Top 3:
1) O Guerreiro e a Selva
2) Xepa das Estrelas
3) Robozin

24) SO WHAT? — While She Sleeps

While She Sleeps é espetacular. Por mais que esse álbum não chegue perto de um You Are We, mas ele são únicos. Disco bom, como sempre. ANTI-SOCIAL é 10/10.

Top 3:
1) ANTI-SOCIAL
2) I’VE SEEN IT ALL
3) HAUNT ME/ELEPHANT

23) False Alarm — Two Door Cinema Club

O que essa banda toca, é sucesso. Por mais que ache o False Alarm o álbum “menos bom” da banda, ele ainda entrega muita energia, indie, pop e rock. Divertido como tudo deles.

Top 3:
1) Talk
2) Dirty Air
3) Satisfaction Guaranteed

22) To Be One With You — Pluralone

Josh é maravilhoso. Muitos não vão gostar, mas a simplicidade do álbum, tudo tão encaixado. É um disco altamente good vibes. Simples e certeiro.

Top 3:
1) Rat Bastards At Every Turn
2) Was Never There
3) Shade/Crawl

21) Part 2 Everything Not Saved Will Be Lost — Foals

A parte 2 do disco do Foals é melhor e mais dançante, no meu ver. The Runner é uma das melhores músicas do ano com tranquilidade, aliás. Foals é top.

Top 3:
1) The Runner
2) Like Lightning
3) Into The Surf

20) Ventura — Anderson. Paak

Anderson. Paak já é um dos melhores artistas solos do planeta. Sua mistura de rap, soul, jazz, black music e tudo mais é genial. Você dança demais com o Ventura. Maravilha de álbum.

Top 3:
1) Jet Black
2) Make It Better
3) Chosen One

19) MCID — Highly Suspect

Highly Suspect decidiu mudar seu estilo, experimentar novas coisas, e deu certo em boa parte. Eu só achei o disco muito grande, mas tem um ritmo bacana e músicas bem boas.

Top 3:
1) 16
2) Snow White
3) Upperdrugs/Fly

18) Help Us Stranger — The Racounters

The Racounters is back! Depois de um bom tempo, Jack White reuniu os caras e voltaram bem, do jeito que só eles sabem. Rock “sujo”, de garagem, e ótima pegada.

Top 3:
1) Sunday Driver
2) Help Me Stranger
3) What’s Yours Is Mine

17) Vols. 11 & 12 — Desert Sessions

Josh Homme sabe o que faz. Convidou um monte de artista (Mike Kerr ❤) e fez os volumes 11 e 12 do Desert Sessions. Excelente disco. Ele sabe o que faz.

Top 3:
1) Crucifire
2) Something You Can’t See
3) Noses In Roses, Forever/Move Together

16) Why me? Why not. — Liam Gallagher

Liam voltou e eu ainda não sei se esse disco é melhor que o primeiro, mas que ele evoluiu e parece mais maduro em todos os sentidos, sim, parece. É aquela vibe que a gente conhece. Boa.

Top 3:
1) One Of Us
2) Shockwave
3) Why me? Why not.

15) Fine Line — Harry Styles

Eu não dava nadinha por esse álbum, juro. Porém, Harry me surpreendeu muito, admito. Tem música melosa, dançante, gostosa e etc. Conseguiu pegar um top 15 na minha lista. Top.

Top 3:
1) Watermelon Sugar
2) Adore You
3) She

14) Don’t Wait Til Tomorrow — YONAKA

YONAKA foi uma das minhas gratas surpresas em 2019. Conheci por causa do Oli Sykes e me apaixonei de primeira. Rock típico britânico atual e moderno. Albumzaço.

Top 3:
1) Bad Company
2) Rockstar
3) Punch Bag

13) Happiness Begins — Jonas Brothers

O retorno triunfal dos irmãos. Eles são um “guilty pleasure” meu desde moleque e esse disco não me decepcionou. Voltaram num nível altíssimo, como sempre. Bom demais, meus amigos.

Top 3:
1) Sucker
2) Every Single Time
3) Only Human

12) STRENGTH IN NUMB333RS — FEVER 333

Esse foi o primeiro disco que escutei no ano e já tinha conhecido os caras… QUE TRIO! Os caras são pesados demais, mas, ao mesmo tempo, podem tocar no rádio. Álbum curto e incrível.

Top 3:
1) BURN IT
2) ONE OF US
3) THE INNOCENT

11) JESUS IS KING — Kanye West

Álbum gospel? Na mão do Kanye, vira obra-prima. Entendo as críticas, mas eu adorei tudo que ele passou aqui. Continuou com seus beats/samples característicos, mas trazendo pro gospel. Excelente.

Top 3:
1) Follow God
2) Use This Gospel
3) Selah

10) Modern Panic — Deaf Radio

Mais uma das ótimas surpresas. Uma banda de rock parecida com QOTSA da GRÉCIA. Eles são “sujos”, rock de garagem, pesado. Segundo disco e mandaram essa belezinha. Indico demais.

Top 3:
1) Death Club
2) Astypalea
3) Dance Like A Reptile

9) End Of Suffering — Frank Carter & The Rattlesnakes

O último disco que escutei no ano e que grata surpresa. É um rock que eu gosto muito, porque é pesado, mas também tem seus momentos de “rádio”. Muito bom.

Top 3:
1) Heartbreaker
2) Crowbar
3) Little Devil/Kitty Sucker

8) Social Cues — Cage The Elephant

Uma das bandas que não tem álbum ruim e se modifica a cada disco. Eles foram bem ousados aqui, com uma pegada até obscura, mas acertaram, como sempre. Que banda!

Top 3:
1) Dance Dance
2) Ready To Let Go
3) Social Cues

7) Finding God Before God Finds Me — Bad Omens

Amor a primeira vista. Bad Omens é o presente e futuro do Metalcore, mas sempre experimentando e criando novas vertentes. Baita de um álbum, claro.

Top 3:
1) Burning Out
2) Running In Circles
3) Careful What You Wish For/Dethrone

6) Let’s Rock — The Black Keys

Entre retornos este ano, tivemos o The Black Keys no alto nível de sempre. Shine A Little Light é obra-prima e o álbum é aquele garage rock que a gente tanto conhece. Amei, como sempre.

Top 3:
1) Shine A Little Light
2) Lo/Hi
3) Breaking Down

5) We Are Not Your Kind — Slipknot

Cara… QUE DISCAÇO! Tirando umas 2/3 músicas bem ruins, o resto do disco é ANIMAL. Pesado, com excelentes refrões, bateria incrível, tudo fantástico. Que retorno MAGISTRAL dos caras.

Top 3:
1) Unsainted
2) Nero Forte
3) Solway Firth

4) What’s It Like Over There — Circa Waves

Meus pupilos são demais. Mais um álbum maravilhoso dos meus britânicos. É indie, rock, pop e delicioso de escutar sozinho ou com o amor da sua vida. Baita.

Top 3:
1) The Way We Say Goodbye
2) Times Won’t Change Me
3) Movies/Passport

3) The Balance — Catfish And The Bottlemen

Juro, o Catfish não faz música ruim. Tava bastante ansioso pra esse disco e ele atendeu as expectativas do início ao fim. A construção das músicas são impecáveis. Albumzaço aço aço.

Top 3:
1) Conversation
2) 2all
3) Sidetrack

2) Future Dust — The Amazons

Minha grande surpresa do ano. The Amazons é uma banda FANTÁSTICA e que merece estar entre as grandes do planeta. Future Dust é uma obra-prima completa. Tem quase nenhum erro, juro. Escutem de cabo a rabo.

Top 3:
1) Warning Sign
2) Fuzzy Tree
3) Mother

1) amo — Bring Me The Horizon

Falar o que? O que essa banda toca, vira ouro, cara. É inacreditável. Álbum IMPECÁVEL. É simplesmente fantástico o que fizeram com esse disco. Melhor álbum do ano. Com sobras.

Top 3:
1) In The Dark
2) Mantra
3) Sugar Honey Ice Tea/Wonderful Life

Concorda? Discorda? Falem aí seus discos favoritos. Esse é meu top 30 do ano que está acabando. Mandem!

--

--

Gêra Lobo

Apenas mais um buscando seu espaço. Pensamentos profundos sobre esportes, principalmente futebol e basquete, e cultura pop também. Twitter: @gerinhalobo_